quinta-feira, 21 de março de 2013

Estado e sociedade para os clássicos da Sociologia


O papel do Estado para os clássicos da Sociologia – 1º ano – Professora Keila Freitas.
Durkheim
Marx
Weber

Noção de Estado: instituição acima das organizações comunitárias.

Noção de Estado: resultado da divisão da sociedade em classes corresponde a uma comunidade ilusória que tenta conciliar os interesses das classes sociais.
Noção de Estado: sistema político burocrático baseado no poder, que faz uso de um conjunto de regras e controle racional de suas ações e de seus governados. O Estado é a única fonte do direito de uso da força.
Funções do Estado: promover a coesão social, moralizar os indivíduos e libertar os indivíduos das amarras do controle rígido de grupos como a família e a Igreja.
Funções do Estado: mediar os conflitos de interesse entre as classes sociais e garantir as condições gerais para a produção capitalista (proteger o direito a propriedade privada).
Funções do Estado: organizar o poder na sociedade com uma distribuição relativa da força.
Relação Estado/sociedade: O Estado não é antagônico ao indivíduo, pois o emancipa bem como expressa os interesses coletivos.
Relação Estado/sociedade: contraditória porque acaba por representando a classe dominante e suas demandas.
Relação Estado/sociedade: os dominados devem obedecer o Estado pois este detém o poder através dos tipos de dominação como a tradicional, a carismática e a legal.
Perspectiva: Funcionalista, proposta de reprodução da ordem, de análise macro.
Perspectiva: Materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
Perspectiva: Sociologia Compreensiva partindo da análise das ações dos indivíduos. O que importa é o indivíduo como um todo, ele é a unidade básica de análise sociológica. Análise micro.
Problemas:
  1. Inexiste a possibilidade de mudança orientada por conflitos de resistência à ordem.
  2. Estão ausentes grandes transformações na sociedade.

Problema:

a.      Ao afirmar a necessidade de queda do Estado, Marx apresenta uma alternativa considerada por muitos como utópica: trabalhadores no poder e a implantação do Socialismo
Problemas:
a.       O pesquisador está completamente dentro da ação a fim de compreender os agentes, suas motivações e sentidos das ações a partir dos indivíduos implicados.

Obs.: Tanto Marx quanto Weber entendiam que o Estado foi uma instituição fundamental para o desenvolvimento do sistema capitalista. O primeiro acreditava que a postura do Estado ao garantir a propriedade privada estimulava o aumento da produção, favorecendo a classe burguesa e o segundo além desta compreensão, credita à burocracia (a racionalidade, definição do cargo e na operação, rapidez nas tomadas de decisões, informação discreta e direta, padrão de rotinas que diminuísse custos e erros, projeto de recrutamento de pessoal segundo suas habilidades técnicas, redução de atritos entre funcionários de uma organização e por fim a confiabilidade) um mecanismo de eficiência para modo capitalista de produção. 

Um comentário: