quinta-feira, 21 de março de 2013

Stuart Hall


STUART HALL: IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE

 Identidade em questão: Relação entre identidade e mundo social: crise de identidade?

→ Identidade cultural na modernidade tardia.
→ Identidades modernas: deslocadas ou fragmentadas.
→ Perda de sentido em si (estável): deslocamento ou descentração do sujeito (crise de identidade).
→ Pós-modernidade: Referência a qualquer concepção fixa ou essencialista de identidade.

Três concepções de identidade:

a.      Sujeito do Iluminismo: O centro essencial do “eu” era a identidade de uma pessoa. E este era masculino.

b.      Sujeito sociológico: Reflexo da crescente complexidade do mundo moderno. A formação do “eu” concretiza-se a partir das relações estabelecidas com outras pessoas, por meio da cultura. Os autores interacionistas simbólicos deram importante contribuição ao processo de elaboração da concepção interativa da identidade.

→ A identidade, de acordo com a abordagem sociológica, preenche o espaço ente os mundos pessoal e público. A identidade promove a criação do elo entre sujeito e estrutura, nesse sentido, os estabiliza e unifica, tornando-os predizíveis.

c.      Sujeito pós-moderno:  Construção e reconstrução permanente do “eu”.

O caráter da mudança na modernidade tardia: Impacto da globalização sobre a identidade cultural.

→ Marx: “Tudo o que é sólido se desmancha no ar”.

→ Giddens: “A tradição é um meio de lidar com o tempo e o espaço, inserindo qualquer atividade ou experiência particular na continuidade do passado, presente ou futuro, os quais, por sua vez, são estruturados por práticas sociais recorrentes... Na modernidade as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz das informações recebidas sobre aquelas próprias práticas, alterando, assim, constitutivamente seu caráter.” (Giddens, 1990, pp. 37-8).

→ David Harvey: Processo infinito de rupturas e fragmentações internas.

 → Ernest Laclau: Desenvolve o conceito de deslocamento. O centro da estrutura é deslocado, substituído por uma pluralidade de centros de poder. Nesse sentido não há uma única causa ou lei que organize as sociedades modernas. A sociedade não é organizada a partir de mudanças evolucionárias intrínsecas, mas alterada por forças exteriores.

O que está em jogo na questão das identidades?

Consequências políticas da fragmentação ou pluralização de identidades:

→ As identidades podem ser contraditórias.
→ As contradições presentes nas identidades atuam na esfera social e individual.
→ Nenhuma identidade singular pode alinhar todas as diferentes identidades como uma identidade “mestra”, única, abrangente.

No plano de representação de interesses individuais e coletivos não há dispositivo discursivo ou uma categoria mobilizadora, por isso se verifica a mudança de uma política de identidade (classe) para uma política de diferença.

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