STUART HALL: IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE
Identidade
em questão: Relação entre identidade e mundo social: crise de identidade?
→
Identidade cultural na modernidade tardia.
→
Identidades modernas: deslocadas ou fragmentadas.
→
Perda de sentido em si (estável): deslocamento ou descentração do sujeito
(crise de identidade).
→
Pós-modernidade: Referência a qualquer concepção fixa ou essencialista de
identidade.
Três concepções de identidade:
a.
Sujeito do Iluminismo: O centro essencial do “eu” era a
identidade de uma pessoa. E este era masculino.
b.
Sujeito sociológico: Reflexo da crescente complexidade do
mundo moderno. A formação do “eu” concretiza-se a partir das relações
estabelecidas com outras pessoas, por meio da cultura. Os autores
interacionistas simbólicos deram importante contribuição ao processo de
elaboração da concepção interativa da identidade.
→ A
identidade, de acordo com a abordagem sociológica, preenche o espaço ente os
mundos pessoal e público. A identidade promove a criação do elo entre sujeito e
estrutura, nesse sentido, os estabiliza e unifica, tornando-os predizíveis.
c.
Sujeito pós-moderno:
Construção e reconstrução permanente do “eu”.
O caráter da mudança na modernidade tardia:
Impacto da globalização sobre a identidade cultural.
→ Marx: “Tudo o que é sólido se desmancha
no ar”.
→ Giddens: “A tradição é um meio de lidar
com o tempo e o espaço, inserindo qualquer atividade ou experiência particular
na continuidade do passado, presente ou futuro, os quais, por sua vez, são
estruturados por práticas sociais recorrentes... Na modernidade as práticas
sociais são constantemente examinadas e reformadas à luz das informações
recebidas sobre aquelas próprias práticas, alterando, assim, constitutivamente
seu caráter.” (Giddens, 1990, pp. 37-8).
→ David Harvey: Processo infinito de
rupturas e fragmentações internas.
→
Ernest Laclau: Desenvolve o conceito de deslocamento. O centro da estrutura é
deslocado, substituído por uma pluralidade de centros de poder. Nesse sentido
não há uma única causa ou lei que organize as sociedades modernas. A sociedade
não é organizada a partir de mudanças evolucionárias intrínsecas, mas alterada
por forças exteriores.
O que está em jogo na questão das
identidades?
Consequências políticas da fragmentação ou
pluralização de identidades:
→ As identidades podem ser contraditórias.
→ As contradições presentes nas identidades
atuam na esfera social e individual.
→ Nenhuma identidade singular pode alinhar
todas as diferentes identidades como uma identidade “mestra”, única,
abrangente.
No plano de representação de interesses
individuais e coletivos não há dispositivo discursivo ou uma categoria
mobilizadora, por isso se verifica a mudança de uma política de identidade
(classe) para uma política de diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário