sábado, 12 de outubro de 2013

Teoria da Burocracia em Weber


Material de apoio didático: 2º ano (Sociologia)
Teoria da Burocracia: Max Weber.

Origens:

·  A fragilidade e a parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que detinham uma visão extremista e incompleta sobre as organizações.
·  A necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.
·  O crescimento e a complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.

Tipos de sociedade ou poder ou autoridades legítimas:

·  Tradicional: irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista
·  Carismática: irracional, conseguido através do carisma
·  Burocrática, legal ou racional: racional, conseguido através de normas impessoais

Tipos de autoridade:

·  Poder: potencial para exercer influência
·  Autoridade: probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade [principalmente quando não é legitimada (aceita por todos)]
·  Dominação: o governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de obedecer-lhe

Fatores que desenvolveram a Burocracia, segundo Werber:

·  Economia Monetária: a moeda racionaliza as transações econômicas
·  Superioridade Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização

Características da Burocracia:

·  Caráter legal das normas e regulamentos: é uma organização ligada por normas e regulamentos
·  Caráter formal das comunicações: são registradas por escrito
·  Divisão racional do Trabalho
·  Impessoalidade: relação a nível de cargos, e não de pessoas
·  Hierarquia: cada cargo inferior deve estar sob supervisão do cargo automaticamente superior
·  Rotina: o funcionário deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia
·  Meritocracia: a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica
·  Especialização da Adm.: separação entre propriedade e administração
·  Profissionalização
·  Previsibilidade: prever as ações; através das normas

Disfunções da Burocracia:

·  Internalização das regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários adquirem uma viseira e esquecem que a previsibilidade é uma das características mais racionais de qualquer atividade.
·  Excesso de formalismo e papelatório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações.
·  Resistência a mudanças.
·  Despersonalização: os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam.
·  Categorização como base do processo decisorial: o que possui o cargo mais alto, tomará as decisões independentemente do conhecimento que possui sobre o assunto.
·  Superconformidade às rotinas.
·  Exibição de poderes de autoridade.
·  Dificuldade com clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização.
·  A burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana.


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