Material de apoio
didático: 2º ano (Sociologia)
Teoria da Burocracia: Max Weber.
Origens:
· A fragilidade e a
parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que detinham uma
visão extremista e incompleta sobre as organizações.
· A necessidade de um
modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.
· O crescimento e a
complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.
A burocracia se
baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins),
para que se obtenha o máximo de eficiência.
Tipos de sociedade ou
poder ou autoridades legítimas:
· Tradicional:
irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista
· Carismática:
irracional, conseguido através do carisma
· Burocrática, legal ou
racional: racional, conseguido através de normas impessoais
Tipos de autoridade:
· Poder: potencial para
exercer influência
· Autoridade:
probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade [principalmente
quando não é legitimada (aceita por todos)]
· Dominação: o
governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de
obedecer-lhe
Fatores que
desenvolveram a Burocracia, segundo Werber:
· Economia Monetária: a
moeda racionaliza as transações econômicas
· Superioridade
Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização
Características da
Burocracia:
· Caráter legal das
normas e regulamentos: é uma organização ligada por normas e regulamentos
· Caráter formal das
comunicações: são registradas por escrito
· Divisão racional do
Trabalho
· Impessoalidade:
relação a nível de cargos, e não de pessoas
· Hierarquia: cada
cargo inferior deve estar sob supervisão do cargo automaticamente superior
· Rotina: o funcionário
deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia
· Meritocracia: a
escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica
· Especialização da
Adm.: separação entre propriedade e administração
· Profissionalização
· Previsibilidade:
prever as ações; através das normas
Disfunções da
Burocracia:
· Internalização das
regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários
adquirem uma viseira e esquecem que a previsibilidade
é uma das características mais racionais de qualquer atividade.
· Excesso de formalismo
e papelatório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações.
· Resistência a
mudanças.
· Despersonalização: os
funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam.
· Categorização como
base do processo decisorial: o que possui o cargo mais alto, tomará as decisões
independentemente do conhecimento que possui sobre o assunto.
· Superconformidade às
rotinas.
· Exibição de poderes
de autoridade.
· Dificuldade com
clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização.
· A burocracia não leva
em conta a organização informal e nem a variabilidade humana.
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