O helenismo começou no Império de Alexandre, o Grande, e se estendeu até o século I d.C.
Projeto de educação que visava a massificação da cultura grega difundida por todo o mundo conhecido.
Nesse contexto surgiu o termo “cosmopolita”, que significa cidadão do cosmos, grande cidade que constitui o universo.
A massificação da cultura grega propagou também a filosofia nascida na Grécia.
Essa propagação aumentou a popularidade, mas reduziu a profundidade, perda de identidade política do cidadão da época.
Isso aconteceu porque não existia mais um estado democrático em Atenas, mas um estado constituído enquanto Império.
Perda de sentido da vida pública: preocupação dos cidadãos com questões políticas enquanto atividades da Polis.
Houve também o abandono quase completo de questões metafísicas.
As escolas que surgiram nesse período se fundaram sobre a questão da ética e matéria, introduzida por Sócrates à Filosofia.
Importância do discurso filosófico: justifica a escolha de vida e desenvolve suas implicações.
Viver filosoficamente significa exercer uma ação sobre si mesmo e sobre os outros.
Trata-se do diálogo com os outros ou consigo mesmo.
Aponia e Ataraxia: A ausência de dor (aponia) e a falta de perturbação mental (ataraxia) eram vistos como estados de prazer katastemático, ou seja, estados de quietude e paz.
Escolas
Epicurista: cálculo dos prazeres.: O objetivo final da ética epicurista era atingir um estado de aponia e ataraxia, eliminando a dor e a ansiedade e alcançando a felicidade.
Prazeres Naturais e Necessários: São aqueles que são essenciais para a sobrevivência e bem-estar, como comer, beber e dormir. A satisfação desses prazeres é crucial para evitar a dor.
Prazeres Naturais mas Não Necessários: São prazeres que, embora naturais, não são indispensáveis para a vida, como a alimentação refinada ou roupas elegantes.
Prazeres Não Naturais: São prazeres que são criados pela sociedade e não são necessários para a felicidade, como fama, riqueza ou poder. Epicuro considerava que a busca por esses prazeres podia levar ao sofrimento, pois dependiam de fatores externos e não eram controláveis pelo indivíduo.
A importância da moderação: Para Epicuro, a felicidade é alcançada através do prazer moderado, evitando a busca excessiva e o sofrimento que pode resultar da insatisfação.
Cínica: desapego/razão.
Desprezo pelas convenções sociais: Os cínicos desprezavam as normas e regras sociais, considerando-as artificiais e desnecessárias para a busca da felicidade.
Vida simples e natural: Praticavam uma vida austera, sem preocupações com bens materiais ou conforto, buscando viver de acordo com a natureza.
Foco na virtude: A virtude era vista como o único bem verdadeiro, e a felicidade era alcançada através da prática da virtude.
Desapego aos bens materiais: Os cínicos desvalorizavam a riqueza e a busca por bens materiais, considerando-os como obstáculos para a felicidade.
Indiferença ao prazer: Não se preocupavam com o prazer ou a satisfação dos desejos, buscando a tranquilidade e a liberdade interior.
Estoica: subordinação ao destino/imperturbabilidade do espírito.
Virtude como único bem: Os estoicos acreditavam que a virtude (sabedoria, justiça, coragem e temperança) era o único bem verdadeiro e que a felicidade (eudaimonia) dependia do cultivo da virtude.
Acomodação à natureza: A vida deve ser conduzida em harmonia com a natureza, tanto com o universo (governado pela razão) quanto com a natureza humana.
Razão e autodomínio: Os estoicos enfatizavam a importância da razão na tomada de decisões e no controle das emoções, buscando a serenidade (ataraxia) e a independência em relação às coisas externas.
Aceitação do que não pode ser controlado: É fundamental aceitar com serenidade o que está fora do nosso alcance e focar no que podemos controlar, como nossas ações e pensamentos.
Importância da morte: A morte é vista como parte natural do ciclo da vida e não como algo a ser temido, mas sim como algo a ser aceito com calma e resignação.
A importância da vida moral: Os estoicos buscavam viver uma vida virtuosa e moral, focando no desenvolvimento de bom caráter e na busca pela excelência.
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