Esporte
como ferramenta de inclusão social
Paradoxo:
A competição faz parte
de uma relação de desigualdade, enquanto a inclusão social pressupõe a
igualdade. Considerando que o esporte traz em si a competição, como é possível
que seja uma ferramenta de inclusão social?
Referências
teóricas:
Ronaldo Helal:
estabeleceu a diferença entre brincadeira, jogo e esporte.
A brincadeira é uma
atividade espontânea, voluntária e sem regras fixas.
O jogo é uma
brincadeira organizada, com regras acordadas antes de começar, com ou sem
competição.
Esporte é um jogo
sempre competitivo e organizado. Possui também a institucionalização ausente na
brincadeira e no jogo. Existem juízes, punições, fiscalização, autoridades
específicas e contratos.
Manuel José Gomes
Tubino: destacou três dimensões sociais na
prática de esporte.
a) Esporte-educação:
presente nas atividades escolares.
b)
Esporte-participação: atividades voluntárias entre amigos.
c) Esporte-rendimento
ou performance: atividades reguladas por instituições oficiais com objetivo de
atender a sociedade de modo formal.
Nesse sentido o esporte
como inclusão social seria possível somente nas dimensões “educação” e “participação”,
em virtude da terceira dimensão não envolver o esporte como “direito de todos”,
conforme está presente na Carta Internacional de Educação Física e Esporte, da
UNESCO, em 1978.
Por esse motivo compreende-se que as políticas públicas devem
criar ambientes que tornem possível a prática de esporte nas dimensões que não
estimulem o rendimento/performance.
Hilary Silver: considerou
que foram os franceses que difundiram o conceito de exclusão. Atualmente todos
os governos europeus combatem a exclusão conforme a compreensão francesa.
John Friedmann e Leoni
Sandercock: consideraram que existem estados de carência
múltipla.
Despossessão
psicológica: sentimento de inferioridade em relação ao conjunto da sociedade.
Despossessão social: impossibilidade de acesso aos processos de mobilidade
social.
Despossessão política: incapacidade
de intervenção no cenário político.
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