- Antropologia: teoria da cultura.
- Cultura: pode ser entendida como um hábito coletivo, ou seja, o modo como as pessoas na vida em sociedade constroem as normas morais (não escritas) e as normas jurídicas (escritas).
Século XIX: Evolucionismo. De acordo com essa corrente de pensamento natureza e cultura podem ser estudadas de modo equivalente. Trata-se de um processo de naturalização da cultura, como se o comportamento humano na vida em sociedade fosse determinado de acordo com a natureza.
•Tylor era um pensador evolucionista, assim como Marx e muitos intelectuais dessa época. Para eles as culturas se organizavam no mundo de modo hierárquico e segundo o funcionamento da natureza.
* Darwinismo social: proposta segundo a qual as sociedades evoluem de modo hierárquico, tendo a Europa como modelo de civilização a ser alcançado.
* Etnocentrismo: proposta teórica que compreende as culturas de modo hierárquico.
Século XX: crítica ao evolucionismo.
•Franz Boas - lançou as bases da Antropologia Moderna quando criou o conceito de relativismo cultural em oposição ao etnocentrismo.
De acordo com o conceito de relativismo cultural as culturas podem até ser comparadas mas sem hierarquia.
Ex: Etnocentrismo --> sexo (natureza) = gênero (cultura).
Relativismo cultural --> sexo (natureza) ≠ gênero (cultura).
Antropologia moderna:
•Bronislaw Malinowski : introduz a pesquisa antropológica através da etnografia (trabalho de campo após o rito de passagem).
*Rito de passagem: processo que torna o antropólogo capaz de ver o mundo como as pessoas da cultura que está sendo pesquisada.
Para Malinowski todas as sociedades se organizam com a finalidade de atender primeiro suas necessidades mais básicas, tais como habitação, alimentação e defesa. E posteriormente constroem as demais instituições sociais, para atender outras necessidades, como a educação dos mais jovens, por exemplo.
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