sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Filosofia - 1° ano

Módulo 1
1. O pensamento filosófico envolve a reflexão crítica a partir de formulação teóricas específicas da área.

2. O Uso da filosofia nos dias atuais:
Atualmente a Filosofia é importante porque nos auxilia em debates políticos acerca da sociedade brasileira.

3. O processo filosófico - crítica, reflexão, e Filosofia: o caminho da mudança:
O conhecimento filosófico promove a possibilidade de transformações nas relações entre o indivíduo, a sociedade o meio ambiente. 

4. As verdades absolutas são perigosas porque podem servir para a defesa de propostas políticas autoritárias.

5. A Filosofia é importante para os jovens construírem uma sociedade diferente (melhor).

Módulo 2

1. Mitos são "verdades" socialmente construídas. 
Funções do mito:

a) Metafísica: explica as questões do ser humano que se localizam além do mundo físico. 

b) Cosmológico: explica a origem física do mundo.

c) Sociológica: explica as relações entre o indivíduo e a sociedade.

d) Pedagógica: serve para orientar a vida prática das pessoas em sociedade.

Tragédia grega: produções teatrais com objetivo de divulgação de histórias trágicas e dramáticas que eram resultado das paixões humanas e estavam relacionadas à ideia destino.

Módulo 3:

Nascimento da Filosofia
Fatores que favoreceram o surgimento da Filosofia:

-> Expansão comercial grega, favoreceu o questionamento dos mitos.

-> Moeda, facilitou a atividade comercial.

-> Escrita, tornou-se possível o registro da cultura e criação das leis.

-> Lei escrita, tornou-se possível a impessoalidade das leis.

Obs: Nesse período houve a passagem da Grécia Rural para Grécia Urbana.

Grécia rural -> Aristocracia
Grécia urbana -> Democracia

Atenas, pólis grega. Na democracia ateniense eram excluídos da participação política os escravos, mulheres e estrangeiros, porque não eram considerados cidadãos.

Módulo 4 - Filosofia

Os filósofos pré-socráticos buscavam a origem do universo, a physis e a arché.

• Pré-socráticos: monistas/naturalistas.

• Pré-socráticos: investigam o cosmos (cosmologia).

• Physis: natureza/universo.

• Arché: elemento que deu origem ao universo.

A) Tales de Mileto: a arché estaria na água.

B) Heráclito de Éfeso: a arché estaria no fogo. (mobilismo).

C) Pitágoras de Samos: a arché estaria nos números.

D) Parmênides de Eleia: a arché estaria em algo único e imutável. (imobilismo).

Módulo  5

Surgimento de Sócrates: inaugurou o estudo das questões morais. Entrou em conflito com os sofistas.

Sócrates acreditava na verdade fixa, através de um método: dialético. (duas pessoas)

Etapas do método dialético:

A) Ironia: perguntas
B) Maiêutica: descoberta do conhecimento que estava dentro da pessoa, mas ela não se lembrava. Trata-se do “parto” do conhecimento, ou seja, a pessoa deu à luz ao conhecimento.

Sofistas eram professores que ensinavam retórica aos jovens.

Retórica é o método de convencimento através de argumentos, sem compromisso com a verdade. Trata-se da verdade relativa. Nesse sentido, os sofistas contribuíram de modo significativo para o desenvolvimento da democracia.

Módulo 6:

PLATÃO:

Para Platão o método dialético seria realizado por duas pessoas se dividia em três etapas: tese, antítese e síntese. E através da dialética ocorria um processo contínuo de construção do conhecimento. Um exemplo desse processo é a relação de ensino e aprendizagem, entre um aluno e seu professor.

Outra proposta teórica de Platão é a Teoria das Ideias, também conhecida como Alegoria da Caverna.

Introdução das teses platônicas: alegoria da caverna.
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Platão acreditava na dualidade da experiência humana. Para ele existiam dois mundos: sensível e inteligível (o mundo inteligível é também conhecido como mundo das ideias).

Platão usava mitos para explicar o que pensava porque acreditava que o discurso racional poderia  não  ficar por muito  tempo na mente humana. Mas o mito permaneceria com mais facilidade nas lembranças dos seres humanos.

No mundo sensível não podemos ver as coisas como realmente são, seria como viver dentro de uma caverna, vendo sombras da realidade, porque as coisas reais e verdadeiras estão no mundo inteligível (ideias).

No mundo das ideias (inteligível) as coisas são verdadeiras e originais e no mundo sensível (concreto) as coisas são cópias do que existe no mundo das ideias. Desse modo tudo o que existe no mundo sensível é reflexo , ou seja, uma falsificação do que existe no mundo inteligível. 

Ele acreditava também que no mundo sensível estavam os mitos e a cosmologia. Enquanto no mundo inteligível estavam a geometria (porque a natureza possui formas de figuras geométricas) e a Filosofia. Nesse sentido a saída da caverna (passagem da linha que divide os dois mundos) seria a aquisição de conhecimento, mas não seria de qualquer conhecimento, mas o que tornasse possível saber Filosofia.

No mundo sensível não podemos ver as coisas como realmente são, seria como viver dentro de uma caverna, vendo sombras da realidade, porque as coisas reais e verdadeiras estão no mundo inteligível (ideias).

Obs: Doxa (opinião) x Episteme (conhecimento).

Em sua obra, "A República", Platão pensou em como seria uma sociedade ideal, e criou um modelo, ou seja, uma utopia.
O Estado deveria assumir a educação das pessoas ainda na infância, separando-as das famílias, para eliminar vínculos que pudessem atrapalhar o compromisso com o Estado. E todas as pessoas receberia a mesma educação, com o objetivo de identificar os tipos de almas.

Nesse modelo de educação quem tivesse aptidão para estudar até 20 anos tinha alma de bronze e era muito apegado aos bens materiais, porque conhecia pouco o seu valor no mundo. A principal virtude de quem tem alma de bronze é o equilíbrio e a temperança. Essa pessoa se dedicaria aos trabalhos indispensáveis para a subsistência da cidade. Um exemplo que pode ser considerado é o trabalho manual.

Nesse modelo de educação quem tivesse aptidão para estudar até 30 anos tinha alma de prata e sua principal virtude é a coragem e domínio sobre a impulsividade (caráter irascível da alma humana). Essa pessoa se dedicaria aos trabalhos indispensáveis para a defesa da cidade. Um exemplo que pode ser considerado é o trabalho nas forças armadas.

Nesse modelo de educação quem tivesse aptidão para permanecer estudando após 30 anos tinha alma de ouro e não era apegado aos bens materiais, porque conhecia o seu valor no mundo. A principal virtude de quem tem alma de ouro é o senso de justiça. Essa pessoa se dedicaria aos trabalhos indispensáveis para o bom governo da cidade. Essa pessoa seria o filósofo. Um governo orientado por um filósofo se chama sofocracia. Um exemplo desse tipo de trabalho é o intelectual.

Sofocracia: a política é a arte de governar as pessoas com o seu consentimento. Político é quem conhece essa arte.

O poder deve ser aristocrático no sentido da sabedoria. Os filósofos devem governar.

Exercício de poder: a virtude suprema é a obediência à lei, primeiro pela persuasão. A força se justifica pela manutenção do Estado.

Formas de governo:

Timocracia: guerreiros, coragem.

Oligarquia: ricos, poucos.

Democracia: pobres, maioria. Tendência à demagogia, uma vez que as pessoas são desiguais.

Tirania: resultado dos abusos da democracia.

Módulo 7: Metafísica em Aristóteles.

Aristóteles rompe com a dualidade do Platão e cria a proposta do “ser” enquanto substância.

O ser possui uma relação individual com o cosmo (universo) e ninguém pode fazer isso por ele.

O “ser” é único e indivisível. E ele se basta na medida em que não precisa do outro para existir (substância).

•Conhecimento verdadeiro da realidade: unicidade (superação da dualidade platônica)

 •A origem do conhecimento se localiza no mundo sensível. Nesse sentido, tudo que está no intelecto passou pela experiência concreta.

 •Substância: o que existe como algo principal que independe do outro para existir e serve como fundamento para outras coisas. Nesse sentido a substância existe como unidade.

a.Essência e acidente: a essência é o que define algo, com características próprias. Acidente se constitui no conjunto de características dispensáveis para a definição de algo. 

b.Ato e potência: o ato é algo que possui os atributos indispensáveis para alcançar um determinado objetivo. Potência é o que algo se torna após alcançar o objetivo determinado.

c.Conhecimento pelas causas: 

Material, o que é.
Formal: qual forma pode ter.
Eficiente: processo de transformação.
Final: resultado.

Módulo 8: Helenismo.

O helenismo começou no Império de Alexandre, o Grande, e se estendeu até o século I d.C.
Projeto de educação que visava a massificação da cultura grega difundida por todo o mundo conhecido.

Nesse contexto surgiu o termo “cosmopolita”, que significa cidadão do cosmos, grande cidade que constitui o universo.

A massificação da cultura grega propagou também a filosofia nascida na Grécia.

Essa propagação aumentou a popularidade, mas reduziu a profundidade, perda de identidade política do cidadão da época.

Isso aconteceu porque não existia mais um estado democrático em Atenas, mas um estado constituído enquanto Império.

Perda de sentido da vida pública: preocupação dos cidadãos com questões políticas enquanto atividades da Polis.

Houve também o abandono quase completo de questões metafísicas.

As escolas que surgiram nesse período se fundaram sobre a questão da ética e matéria, introduzida por Sócrates à Filosofia.

Importância do discurso filosófico: justifica a escolha de vida e desenvolve suas implicações.

Viver filosoficamente significa exercer uma ação sobre si mesmo e sobre os outros.

Trata-se do diálogo com os outros ou consigo mesmo.

Escolas:

Epicurista: cálculo dos prazeres.

Cínica: desapego/razão.

Estoica: subordinação ao destino/imperturbabilidade do espírito.

Módulo 9

Idade Média: Patrística.

-> Alta Idade Média

- Período de assimilação do pensamento platônico (Platão) ao cristianismo, através de Santo Agostinho. 

- Nesse período o Helenismo se tornou uma proposta racional o cristianismo. 

- Na Patrística o neoplatonismo e o helenismo se manifestaram com a relação construída entre a teogonia (os deuses são do mundo) e o criacionismo (Deus criou o mundo e está fora desse mundo) , assim como a relação entre a dicotomia virtude/vício, presente na filosofia grega e a dicotomia pecado/erro, presente no cristianismo. 

- Clemente de Alexandria e Orígenes: foram os primeiros pensadores que assimilaram a teoria de Platão ao cristianismo enquanto doutrina. 

- Taciano e Tertuliano: consideraram fundamental a separação entre Filosofia (razão) e Teologia (fé).

A Filosofia era considerada pagã porque somente a revelação divina seria capaz de fornecer a compreensão para a doutrina cristã.

Período de construção da legitimidade (aceitação) do cristianismo.

Quem se destacou nesse período foi Santo Agostinho, inspirado por Platão.

Teoria da Iluminação: conhecimento revelado pela fé.

A fé se localiza acima da razão.

Deus colocou uma centelha divina em cada ser humano, mas tem gente que ignora.

O mal é a ausência do bem.

Cidade de Deus e Cidade dos Homens.

Agostinismo político: o poder político deve estar subordinado à Igreja.

Módulo 10: Escolástica (Baixa Idade Média)

Contexto histórico:

* Cruzadas: conflito religioso entre os cristãos (ocidente) e os mulçumanos (oriente).
* Renascimento urbano e comercial. 
* Fortalecimento das cidades e do poder regional (real). 
* Surgimento de uma nova classe social (burguesia), construída em torno dos castelos medievais. 
* Crise do Feudalismo
* Período em que São Tomás de Aquino construiu a organização dos dogmas da Igreja, aproximando a filosofia de Aristóteles da doutrina cristã. 
* Foi nesse período em que a Igreja Católica criou as primeiras universidades. 
* Suma Teológica: principal obra de São Tomás de Aquino. 
* Para Aristóteles era preciso, através da razão,  ordenar e classificar o mundo, para posteriormente compreendê-lo . 
*  A razão é submetida à fé mas possui uma dinâmica autônoma, para que o ser humano, se aproxime de Deus. 
*Tipos de conhecimento:

A) Sensível: pelos sentidos. 
B) Intelectivo: alcance da essência universal das coisas, pela ciência (conhecimento racional).

* Provas da existência de Deus:

1°) Deus é o primeiro motor imóvel. 
2°) Primeira causa eficiente. 
3°) Ser necessário e seres possíveis. 
4°) Graus de perfeição.
5°) Governo supremo. 

* Relação entre Igreja e Estado: complementaridade e harmonia.

*A lei moral é reflexo da lei divina, que orienta a boa ação. 

* Três tipos de leis: 

1. Lei natural: indispensável à existência humana. 
2. Leis humanas: tem como base a lei natural e como objetivo e bem comum. 
3. Lei divina: orienta o ser humano ao seu objetivo sobrenatural, considerando que a alma é imortal.

Felicidade consiste na união do cristão com Deus (bem supremo).

A confissão é importante porque aproxima o ser humano de Deus e o faz refletir sobre suas ações.

Leis humanas são diferentes das leis divinas.

A liberdade consiste em agir de acordo com as leis humanas e divinas. A razão deve ser a medida das escolhas humanas (ética da responsabilidade).

O mal se constitui nas escolhas humanas e se caracteriza pela ausência do bem.

Escolástica (Baixa Idade Média): período de sistematização dos dogmas da Igreja (organização das verdades da Igreja). Nesse período quem se destacou foi São Tomás de Aquino, inspirado em
Aristóteles, filósofo da Grécia Antiga.

•Provas da existência de Deus. O autor utilizou a construção teórica de Aristóteles.

•Primeira via: primeiro motor imóvel. Se voltarmos no infinito encontramos o primeiro motor, que move todos os outros.

•Segunda via: primeira causa eficiente. Trata-se do efeito causado pelo primeiro motor imóvel.

•Terceira via: ser necessário e os seres possíveis.

•Quarta via: graus de perfeição. São estabelecidas a partir de uma referência, considerada “perfeita”.

•Quinta via: Governo supremo. Refere-se  a uma inteligência que governa todas as coisas de modo racional.

Módulo: 11

Filosofia no Renascimento 

-> Período de retomada das ideias clássicas greco-romanas.

-> Desenvolvimento de uma visão racional do ser humano, em conflito com a Igreja Católica.

-> Surgimento de um novo tipo de filosofia: HUMANISMO.

-> A filosofia humanista se assentava sobre a cultura grega e latina. Era uma filosofia racionalista.

-> A filosofia humanista pregava a libertação do homem de modo destemido em relação aos pensamentos e ações.

-> Os filosofia humanistas desejavam transformar a realidade, ao invés de somente aceitá-la.

-> Conceito de modernidade: Percepção da humanidade vinculada a cultura e filosofia europeias.

-> A modernidade surgiu no século XVI, época em que ocorreram as Reformas Protestantes. Embora a modernidade seja associada ao pensamento positivista, em virtude do otimismo e na fé na ciência, enquanto conceito Positivismo surgirá no final da modernidade, August Comte, no século XIX.

->Filósofos Modernos: 

a) Descartes: criou o método cartesiano, em busca de uma verdade indubitável (inquestionável).

b) Francis Bacon: filósofo, político e representante do empirismo ( experiência concreta para alcançar o conhecimento) inglês. Enfatizava a importância do raciocínio indutivo(experimentação do que poderia ser passível de observação).

c) John Locke: filósofo e representante do empirismo inglês. Também foi um dos teóricos do liberalismo e humanismo. 

d) Galileu Galilei: defendeu o heliocentrismo (sol no centro do universo) em oposição ao geocentrismo (planeta Terra no centro do universo).

e) Johannes Kepler: elaborou as leis da mecânica celeste. Acreditava que os corpos celestes exerciam influência nos acontecimentos terrestres.

f) Isaac Newton: descobriu a lei da gravidade, contribuindo para o desenvolvimento da física e matemática.

Módulo 12: Racionalismo.

DESCARTES:

•Dúvida!

a)Sentidos - Será que os meus sentidos estão enganados?

b)Deus - Será que Deus está me enganando? Seria Deus um gênio maligno?

c)Própria existência - Quais tipos de idéias existem na mente humana.

●TIPOS DE IDEIAS?

a)Adventícias:

Provenientes da cultura e correspondem a realidade.

b)Factícias

Provenientes da relação entre o indivíduo e a seriedade (cultura), mas não correspondem a realidade.

c)Inatas

Provenientes da razão humana, que torna o ser humano diferente dos animais irracionais, por exemplo.

Ex: Penso,logo existo!
Cogito, ergo sum.

● Método cartesiano: busca por uma verdade inquestionável  (indubitável)

• Etapas do método!

a)Evidência - o objeto de estudo deve ser algo que se constitua em um problema claro e evidente.
Ex: Violência contra a mulher.

b)Análise - Reunião de todas as informações disponíveis sobre o assunto.
Ex: Dados estatísticos.

c)Ordem - Organizar as informações das partes mais fácies e simples para as partes mas complexas e difíceis.

d)Enumeração - Verificar se faltou alguma informação.

Módulo 13: Empirismo.

EMPIRISMO BRITÂNICO

a) John Locke

   Considerou que todos os seres humanos nascem como uma tábula rasa, ou seja, como uma folha em branco. Através dos estímulos externos, percebidos pelos sentidos, é concretizada a sensação e, assim, são formadas as ideias simples, porque houve modificação na mente humana, ou seja, a reflexão, que se constitui na percepção que a alma tem do que nela ocorre. Em seguida, são construídas ideias pelo intelecto (ideias complexas). Tais ideias não possuem verdade objetiva.

b) Ceticismo de Hume

   As pessoas, através dos sentidos, percebem o mundo externo. Em seguida, são construídas impressões, através da razão. Em virtude da repetição, as experiências empíricas podem se tornar hábitos e crenças.

   Para Hume, as ideias são memórias das experiências empíricas. Hume considerava que o fato de um episódio se repetir o torna provável, mas não há garantia, e por esse motivo, não pode se tornar uma lei científica.

c) Francis Bacon

   Teoria dos ídolos. Ídolos são falsas noções da realidade, que impedem o processo de compreensão da realidade com clareza.

   Ídolos da tribo =  proveniente do hábito coletivo (cultura).

   Ídolos do mercado ou foro =  distorção da realidade através da linguagem (discurso).

   Ídolo do teatro =  qualquer proposta que não possa ser comprovada de modo científico.

   Ídolo da caverna =  percepção individual do mundo. A pessoa não aceita sugestão.

Módulo 14 – Iluminismo 
O Iluminismo foi a construção teórica da Revolução Francesa (séc. XVIII, também conhecido como Século das Luzes)
A Filosofia do Iluminismo e a educação: proposta de educação universal, com o surgimento da Enciclopédia, com objetivo de facilitar o acesso ao conhecimento reflexivo e técnico, para alcançar o progresso. 
O Iluminismo foi o repertório teórico da Revolução Francesa, que foi uma Revolução Burguesa, de questionamento do absolutismo.
Para os iluministas as leis naturais regularam as relações entre os homens, assim como os fenômenos da natureza. 
O princípio organizador da sociedade deveria ser a busca pela felicidade. 
Aqui houve a redefinição do cenário político no ocidental, com a contribuição de Rousseau, Locke, Hobbes, Montesquieu e Edmund Burke.
Rousseau -> propriedade coletiva + liberdade coletiva = Igualdade (Esquerda)
Locke -> propriedade privada + liberdade individual = Liberdade (Direita liberal)
Hobbes -> Poder centralizado, inquestionável e irrevogável.
Burke: manutenção das tradições. (conservadorismo) 
Os filósofos iluministas eram;
      Deísta
Deus existe e criou o universo.
Deus não faz nenhum tipo de intervenção nas relações humanas.
     Obs:  Teísta
Deus existe e criou o universo.
Deus faz intervenções nas relações humanas.
Filósofos do Iluminismo: 
• Montesquieu:
Considerou que o governo ideal seria organizado pelos poderes executivo, legislativo e judiciário. 
Acreditava que as formas de governo seriam resultado da situação social e econômica de cada país.
Exemplo:
• Países com grande extensão territorial: despotismo.
• Países com média extensão territorial: monarquia limitada (com leis fixas e respeitada pelo rei).
• Países com pequena extensão territorial: república. 
• Voltaire  
Participou da confecção da Enciclopédia defendeu a paz e a liberdade.
• Rousseau
Era contratualista e acreditava que o surgimento da propriedade privada era responsável pelas desigualdades entre homens, e inclusive pela ausência de paz.
• Diderot 
Acreditava que a natureza deveria regular a economia. O Estado serviria somente para garantir o livre curso da natureza. Era um autor fisiocrata porque acreditava no governo da natureza (agricultura).
• Adam Smith
Acreditava que o trabalho seria a única fonte de riqueza dos homens, com total liberdade e sem intervenções, quando pela natureza

Módulo 15: revisão.

Módulo 16
•Kant

  Se preocupou com a questão do Racionalismo e do Empirismo e realizou o que se conhece na Filosofia como (‘Revolução Copernicana’), com a criação da (Teoria dos Juízos).

  Até Kant a preocupação dos filósofos se localizava no processo de conhecimento dos objetos. Kant introduz uma nova questão, acerca da possibilidade do ser humano conhecer o objeto. E desse modo cria os conceitos de ‘coisa em si’ e ‘fenômeno’.

   “Coisa em si”: ideias que têm origem na razão, mas a experiência não fornece as informações fundamentais para que o homem possa conhecer. 

   “Fenômeno”: Tudo o que o ser humano pode conhecer pelos sentidos, razão e experiência empírica. 

    Conhecimento empírico: resultado da experiência empírica, a posteriori.

    Conhecimento puro: independente da experiência. Tal conhecimento é anterior tanto ao "ser" quanto a experiência empírica. 

    Sensibilidade: como os seres humanos se permitem influenciar pelos objetos que o alcançam, tanto no plano abstrato quanto concreto. É através da sensibilidade que o ser humano constrói os conceitos.  

     Filósofo transcendental: Preocupada com o modo através do qual é possível conhecer os objetos. 

      • Juízos:

   Juízo analítico a priori independe da experiência, trata-se da tautologia (o predicado contém em si o sujeito). 

    Juízo sintético a posteriori: depende da experiência empírica. 

    Juízo sintético a priori independe da experiência mas se relaciona com ela, porque abordagem as duas possibilidades.

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