terça-feira, 18 de junho de 2019

Ideologia em Tracy

Ideologia: análise do termo.

     Há quem acredite que é possível existir política sem ideologia, mas as ações humanas são resultados do que foi pensado, de alguma ideia, porque todos os seres humanos fazem parte de alguma cultura. Todas as pessoas são educadas desde a infância com as visões de mundo do grupo social onde se encontram, ou seja, recebem durante toda a vida informações que possuem algum significado e que orientam as suas ações.
     De acordo com Tracy a Ciência das Ideias ajudaria a promover o uso da razão na política em todas as partes, tais como a criação das leis e o funcionamento do Estado. E isso seria possível em qualquer lugar do mundo, por isso dizemos que é universal. Essa era a proposta do Iluminismo, encontrar explicações racionais para as coisas que existem no mundo inteiro. A Ciência das Ideias recebeu de Tracy o nome de Ideologia, que significa Estudo das Ideias. Esse estudo deveria reorganizar as relações de poder, as relações produtivas e a cultura, de modo a atender as necessidades dos seres humanos. Por isso a Ideologia seria uma área de conhecimento prática, isto é, para a realidade concreta em que as pessoas vivem. A Ideologia também seria responsável pela educação escolar francesa, porque seria capaz de identificar as origens da ignorância humana e assim acabar com os preconceitos que existiam nas sociedades humanas.
     A palavra Ideologia passou a ter um significado negativo quando Napoleão, que era governante da França, começou a perseguir Tracy e as pessoas que pensavam como ele. Essa perseguição aconteceu porque Tracy defendia que a França deveria ser laica, republicana e liberal. Quando uma sociedade é laica significa que as questões relacionadas às decisões políticas não recebem nenhum tipo de influência religiosa.

     Em uma sociedade republicana o governante não pode fazer o que sente vontade, sem qualquer limite, porque os interesses da população não podem ser ignorados. Tracy era defensor do liberalismo econômico, acreditava que a sociedade de mercado não precisava do controle do Estado sobre as mercadorias que entram e saem dos países. Esse controle acontecia através de impostos sobre os valores dos produtos. Quem morasse na França e quisesse um chapéu que era produzido na Inglaterra deveria pagar uma taxa para o Estado francês para ter o chapéu. Esse era o modo que o governo usava para proteger a produção francesa de chapéus. Quem não quisesse o chapéu francês pagaria mais caro. Tracy era contra esse controle do Estado na economia, por isso era liberal. Além do liberalismo econômico Tracy também era defensor da liberdade que as mulheres deveriam ter para escolher seus maridos e dos direitos das mães solteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário