segunda-feira, 2 de abril de 2018

Darcy Ribeiro


Darcy Ribeiro foi um importante antropólogo brasileiro, preocupado com a formação da sociedade brasileira. Fez parte da geração de intelectuais que se empenharam para a institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Sua dedicação à causa indígena fez parte de toda a sua trajetória de vida, o que o torna um intelectual cuja contribuição é indispensável para a compreensão da formação cultural da população brasileira. Em relação à sua preferência ideológica, pode-se afirmar que o comunismo foi o motivo pelo qual Darcy Ribeiro esteve atuante no cenário político brasileiro, sendo inclusive exilado.

A década de 1930 foi fundamental para a institucionalização das Ciências Sociais. Nesse período houve a transição da abordagem antropológica com viés naturalista para a culturalista. Antes o desenvolvimento dos povos era estudado a partir da sociedade europeia, era uma abordagem etnocêntrica, darwinista social e, portanto, evolucionista. Foi a época pré-científica da Antropologia, não havia etnografia e acreditava-se que as diferenças entre os povos eram fundamentalmente naturais.

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Com o estabelecimento da prática etnográfica a questão racial emerge como objeto de investigação antropológica. Darcy Ribeiro considerava que a Antropologia deveria se ocupar em construir um suporte teórico para todas as ciências humanas. 

Foi a partir do estabelecimento da etnografia na sociedade brasileira, da observação participante, Darcy Ribeiro se dedicou ao processo de construção de uma Antropologia voltada para a realidade dos autóctones brasileiros, popularmente chamados de índios. Sua preocupação com a proteção dos índios era notória. A etnografia é importante para a investigação antropológica porque pretende a compreensão da visão de mundo o outro da partir da vivência. Se considerarmos que todas as culturas refletem a visão de mundo de uma coletividade não existe cultura superior ou inferior, nem sociedade sem cultura. Através da etnografia é possível aprender a importância da cultura do outro.

Darcy Ribeiro também se ocupou com a questão da educação escolar no Brasil. O antropólogo considerava que educação escolar fornecida pelas elites à parcela da população lançada ao abandono era ruim. Assim como era inadequada a forma como era organizada a economia da sociedade. Mas era possível mudar, e Darcy Ribeiro criou um projeto para a educação escolar de primeiro grau, conhecido hoje como ensino fundamental. Leonel Brizola, eleito duas vezes pela população do Estado do Rio de Janeiro, concretizou o projeto de Darcy Ribeiro em seu primeiro mandato, entre 1983 e 1986. As unidades escolares ficaram popularmente conhecidas como “Brizolões”.

O Estado brasileiro encontra dificuldades históricas em oferecer educação escolar com qualidade para todas as pessoas ou não possui interesse em fazê-lo? Se utilizarmos a construção teórica de Antonio Gramsci, intelectual marxista italiano, perceberemos que o Estado brasileiro não possui interesse em  resolver o problema da educação escolar porque seus interesses ficariam comprometidos.

O Estado brasileiro, interpretado de acordo com teoria de Gramsci, estabelece uma dominação 
hegemônica. O Estado brasileiro é administrado por pessoas que não governam, historicamente, para a totalidade da população. O segmento da população lançado ao abandono se constitui num grupo com interesses potencialmente antagônicos. Isso acontece porque para que a classe dominante permaneça no controle da sociedade o outro grupo, dominado não pode construir uma visão de mundo autônoma. Esse grupo, que se constitui na maior parte da sociedade, deve acreditar nas ideologias das elites como se fossem a única possibilidade disponível. Tais ideologias são construídas pelo que Gramsci chama de aparelhos de hegemonia. Nesse sentido as ideologias resultam de ações intelectuais cuidadosamente elaboradas. Trata-se de uma ação pedagógica e pode perfeitamente ser difundida pelas instituições de ensino subordinadas ao Estado. Por que será que durante a ditadura militar no Brasil os professores de Sociologia e Filosofia foram retirados de sala de aula?

Apesar da existência dos aparelhos de hegemonia das elites, organizados pelos seus intelectuais orgânicos, Gramsci considera que é possível a criação de um movimento contra hegemônico, por intelectuais orgânicos comprometidos com o segmento dominado da população. 

A postura do Estado brasileiro em relação à educação escolar, aos índios e à população afrodescendente é inegavelmente perversa e cabe a você, enquanto brasileiro, estudar a formação política, social e econômica do Brasil. Você deve estudar para se tornar capaz de identificar as ideologias das elites que controlam o Estado. Pense em como as revistas, jornais, programas de televisão, rádio, e até as escolas podem funcionar como aparelhos de hegemonia, que ensinam as pessoas a perceberem o mundo de uma determinada forma. Essa relação de ensino e aprendizagem, pedagógica, é tão sutil que você nem percebe que suas ações são controladas pelo Estado.

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