sábado, 3 de agosto de 2019

Guerra Fria e Nova Ordem Mundial

⚫Bipolaridade política após a Segunda Guerra Mundial, entre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e os Estados Unidos da América (EUA).

EUA: Defesa da sociedade de mercado, propriedade privada e liberdade individual. Esse modo de organização econômica é também conhecido como capitalista. Nesse tipo de sociedade, organizada em classes sociais, é indispensável a formação da competência técnica dos indivíduos, para que haja competição e meritocracia. De acordo com essa perspectiva ideológica tanto o sucesso quanto o fracasso são resultado das escolhas individuais.

URSS: Defesa da sociedade orientada pela propriedade coletiva e liberdade coletiva, com objetivo de estabelecer o fim da propriedade privada dos meios de produção. Na União Soviética existia a ditadura do proletariado, organizada pelo Estado Socialista. De acordo com essa perspectiva ideológica o Estado Socialista deve se organizar a partir da ditadura do proletariado para impedir a contrarrevolução da burguesia, em virtude da expropriação promovida pela revolução.

⚫A Guerra Fria foi resultado da formação de áreas de influências pelo mundo, atendendo aos interesses dos Estados Unidos da América e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

⚫Importância do muro de Berlim, que acabou em 1989, dando início a uma Nova Ordem Mundial.

⚫Criação e importância da ONU (organização das nações unidas): manutenção da paz e segurança internacional.

A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial, com objetivo de impedir outro conflito armado entre países. Trata-se de uma organização importante porque atua no sentido de garantir de modo diplomático que seja evitada a violação dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário