segunda-feira, 13 de abril de 2020

Platão

Módulo 6:

Para Platão o método dialético seria realizado por duas pessoas se dividia em três etapas: tese, antítese e síntese. E através da dialética ocorria um processo contínuo de construção do conhecimento. Um exemplo desse processo é a relação de ensino e aprendizagem, entre um aluno e seu professor.

Outra proposta teórica de Platão é a Teoria das Ideias, também conhecida como Alegoria da Caverna.

Introdução das teses platônicas: alegoria da caverna.

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Platão acreditava na dualidade da experiência humana. Para ele existiam dois mundos: sensível e inteligível (o mundo inteligível é também conhecido como mundo das ideias).

Platão usava mitos para explicar o que pensava porque acreditava que o discurso racional poderia  não ficar por muito  tempo na mente humana. Mas o mito permaneceria com mais facilidade nas lembranças dos seres humanos.

No mundo sensível não podemos ver as coisas como realmente são, seria como viver dentro de uma caverna, vendo sombras da realidade, porque as coisas reais e verdadeiras estão no mundo inteligível (ideias). Nesse sentido o filósofo identifica um conflito entreo que existe no mundo sensível e o que existe no mundo inteligível. É nesse embate que surge a proposta de Platão sobre a evolução das pessoas. Evoluir seria buscar corresponder completamente ao que existe no mundo das ideias.

No mundo das ideias (inteligível) as coisas são verdadeiras e originais e no mundo sensível (concreto) as coisas são cópias do que existe no mundo das ideias. Desse modo tudo o que existe no mundo sensível é reflexo , ou seja, uma falsificação do que existe no mundo inteligível. 

Ele acreditava também que no mundo sensível estavam os mitos e a cosmologia. Enquanto no mundo inteligível estavam a geometria (porque a natureza possui formas de figuras geométricas) e a Filosofia. Nesse sentido a saída da caverna (passagem da linha que divide os dois mundos) seria a aquisição de conhecimento, mas não seria de qualquer conhecimento, mas o que tornasse possível saber Filosofia.
No mundo sensível não podemos ver as coisas como realmente são, seria como viver dentro de uma caverna, vendo sombras da realidade, porque as coisas reais e verdadeiras estão no mundo inteligível (ideias).

Obs: Doxa (opinião) x Episteme (conhecimento).

Em sua obra, "A República", Platão pensou em como seria uma sociedade ideal, e criou um modelo, ou seja, uma utopia.

O Estado deveria assumir a educação das pessoas ainda na infância, separando-as das famílias, para eliminar vínculos que pudessem atrapalhar o compromisso com o Estado. E todas as pessoas receberia a mesma educação, com o objetivo de identificar os tipos de almas.

Nesse modelo de educação quem tivesse aptidão para estudar até 20 anos tinha alma de bronze e era muito apegado aos bens materiais, porque conhecia pouco o seu valor no mundo. A principal virtude de quem tem alma de bronze é o equilíbrio e a temperança. Essa pessoa se dedicaria aos trabalhos indispensáveis para a subsistência da cidade. Um exemplo que pode ser considerado é o trabalho manual.

Nesse modelo de educação quem tivesse aptidão para estudar até 30 anos tinha alma de prata e sua principal virtude é a coragem e domínio sobre a impulsividade (caráter irascível da alma humana). Essa pessoa se dedicaria aos trabalhos indispensáveis para a defesa da cidade. Um exemplo que pode ser considerado é o trabalho nas forças armadas.

Nesse modelo de educação quem tivesse aptidão para permanecer estudando após 30 anos tinha alma de ouro e não era apegado aos bens materiais, porque conhecia o seu valor no mundo. A principal virtude de quem tem alma de ouro é o senso de justiça. Essa pessoa se dedicaria aos trabalhos indispensáveis para o bom governo da cidade. Essa pessoa seria o filósofo. Um governo orientado por um filósofo se chama sofocracia. Um exemplo desse tipo de trabalho é o intelectual.

Sofocracia: a política é a arte de governar as pessoas com o seu consentimento. Político é quem conhece essa arte.

O poder deve ser aristocrático no sentido da sabedoria. Os filósofos devem governar.

Exercício de poder: a virtude suprema é a obediência à lei, primeiro pela persuasão. A força se justifica pela manutenção do Estado.

Formas degeneradas de governo:

Timocracia: guerreiros, coragem.
Oligarquia: ricos, poucos.
Democracia: pobres, maioria. Tendência à demagogia, uma vez que as pessoas são desiguais.
Tirania: resultado dos abusos da democracia.

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