sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Caráter histórico e social da moral

Caráter histórico – social da moral

•Moral: conjunto de regras que influenciaram as ações das pessoas na vida em sociedade. Ex.: Compreensão sobre o que é justo, injusto, certo, errado...

•Lévi – Strauss: estudou diversas sociedades humanas e compreendeu que a passagem do Reino animal( natural ) para o reino humano( cultura) é produzida pela instauração da lei, como proibição do incesto, por exemplo. Assim se organizou uma relação de parentesco e alianças( acordos ) que vão definir as relações humanas.

Obs.: Cultura pode ser compreendida como hábito coletivo (normas morais e jurídicas) que mudam de acordam com o tempo (caráter histórico) e o lugar (caráter social).

•Caráter social e pessoal da moral:

Primeiro polo contraditório: quando o comportamento do ser humano está completamente de acordo com as normas morais (não escritas) e jurídicas ( escritos). E a educação pelo medo.
Segundo polo contraditório: quando a pessoa se recusa a seguir as normas morais e jurídicas, tornando impossível a convivência social.

•Relação dialética entre os dois polos contraditórios: a liberdade humana deve estar em harmonia com a criação da cultura e, ao mesmo tempo, considerar que a cultura vigente é importante  para as relações humanas.

•Estrutura do ato moral:

Ato moral: de acordo com as normas morais e jurídicas (cultura).

Ato imoral: quando a pessoa conhece as normas morais e jurídicas (cultura) mas age de modo contraditório, violando-as.

Ato amoral: quando a pessoa não conhece as normas morais e jurídicas (cultura).

•Ato voluntário: quando a ação tem um objetivo, sendo capaz de antecipar os resultados.

•Ato responsável: se localiza além do voluntário (moral) porque considera as consequências sobre as outras pessoas.

•Dever e liberdade: para o filósofo Gabriel Marcel a liberdade existe quando é possível transgredir as normas sociais (morais e jurídicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário