quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Origem da Sociologia

Como surgiu a Sociologia?

A Sociologia tem origem no processo de desagregação da sociedade feudal e surgimento da modernidade.

As revoluções francesa e industrial promoveram mudanças que viabilizaram o surgimento da Sociologia como disciplina científica.

A Revolução industrial foi resultado de um processo de transformações econômicas que podem ser compreendidas a partir do início da crise do mundo feudal, tais como:

• Renascimento urbano e comercial.

• Formação dos burgos.

• Surgimento de um novo grupo social: a burguesia.

• Transformação da terra em mercadoria.

• Formação dos Estados Nacionais, centralização do poder régio.

• Surgimento das manufaturas.

• Transformação no mundo do trabalho: introdução do trabalho livre e assalariado.

Na Revolução Francesa, movimento através do qual a burguesia, pelo uso da força física, ascendeu ao poder político da sociedade francesa, em 1789, foi promulgada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, nesse documento constavam direitos cujos princípios valorizavam a liberdade e a igualdade. Tais direitos foram considerados universais, ou seja, estendidos a todos os habitantes do planeta. A Revolução Francesa pode ser considerada a força motriz de natureza política da modernidade, porque inaugurou novas formas de distribuição de poder. No plano cultural é indispensável a compreensão da importância do iluminismo, movimento intelectual que idealizou a nova ordem social assentada sobre a capacidade humana de uso da razão para a organização da vida em sociedade.

A Revolução Francesa suscitou transformações de natureza política, assim como a Revolução Industrial suscitou transformações de natureza econômica que contribuíram para o desenvolvimento da Sociologia como disciplina científica. Nesse processo de construção de uma nova forma de pensamento alguns autores se destacaram, sendo considerados os fundadores da Sociologia como disciplina científica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário