quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Manifesto do Partido Comunista, por Walter Duarte.

*Walter Duarte é professor de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alienação política é diferente de econômica.

O comunista não pode ser alienado em si não é líder, por isso tem que ter o partido político.

Reacionário, conservador e revolucionário são posições históricas para Marx.

Ditadura do proletariado:

Utopia: o q ainda não se realizou ou que é irrealizável.

Ele não atua no campo da moral pq acredita que é resultado das relações produtivas (economia/infraestrutura).

Partes 3 e 4 do Manifesto do Partido Comunista:

A historicidade só existe na luta de classes mas o mundo não se resume a a ela.

Marx pensa numa burguesia que traz em si o proletariado, que tem uma fase revolucionária e assume posteriormente uma postura conservadora.
Os restos feudais que permanecem são reacionários.

Socialismo reacionário:

Socialismo conservador ou burguês:
A palavra Socialista pra Marx não indica revolução mas algo oposto ao individualismo.

Literatura é objeto de superestrutura ideológica e significa algo em síntese na sociedade. Cada tipo de socialismo se encontra relacionado com determinados tipos de sujeitos na sociedade.

O socialismo utópico não possui historicidade.

Socialismo reacionário é feudal:
Socialismo pequeno-burguês: elementos de transição do feudalismo para o capitalismo. Como exemplo podemos citar os pequenos empresários.
Socialismo alemão ou verdadeiro: a literatura francesa quando é importada para a Alemanha não faz sentido porque não corresponde ao hábito coletivo. Falta síntese entre a literatura francesa e a cultura alemã.

Socialismo conservador ou burguês: consciência burguesa de que ela não tem como resolver problema sociais. A ação burguesa no mundo não pode ser conciliada com políticas sociais. A ação burguesa além de criar problemas para a sociedade não é capaz de resolver. Quem reconhece isso é o próprio burguês e por isso se torna filantropo, como exemplo podemos considerar o BIRD, porque é a mãe das ONGs. Trata-se portanto do socialismo burguês. Isso significa consciência conservadora da burguesia. Não é reacionária porque ela não quer voltar no tempo, deseja somente conservar o que conquistou.

Socialismo utópico: nessa época o proletariado não se desenvolveu a ponto de ser um sujeito político na história. O proletariado nesse período ainda não é revolucionário. Ele nasce em antagonismo com a burguesia e é utilizado como massa pela burguesia em sua revolução. Nesse sentido o proletariado ainda não é ato, se encontra em potência. E por isso não tem ainda historicidade, ou seja, um papel na história, porque ainda não tomou seu lugar na história. Ainda não tem iniciativa política.

História para Marx é a transformação que acontecem nas relações econômicas.

Saint-Simon (1760-1825)
Robert Owen (1771-1855)
Charles Fourrier (1772-1836)

O próprio positivismo de Comte se enrazia em Saint-Simon.

O professor chamou atenção para o problema do anacronismo histórico. E destacou que são os filósofos e cientistas sociais que fazem o movimento de historicidade, que se refere ao processo de mudança nas relações em todas as esferas da vida humana.

Comunista é sujeito ideológico e tem que estar em síntese com os sujeitos da história. Ela não pode estar em síntese com os sujeitos conservadores nem reacionários. A única possibilidade de síntese com a burguesia é para a revolução burguesa. Após realizada a revolução burguesa não há nenhuma possibilidade de síntese com a burguesia.
Marx considerou importante considerar a cultura local para a ação política.

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