Piaget
A moralidade (conjunto de valores e normas que influenciam as ações humanas) é construída na vida em sociedade.
1- Os valores são construídos socialmente.
1- Piaget é importante para a educação porque seus ideais estão de acordo com a prática de estímulo de procura do conhecimento.
1.1- Assimilação: Incorporação dos objetos que estão no mundo exterior a esquemas mentais preexistentes.
Ex: O primeiro contato de uma criança com a linguagem.
•Acomodação: Modificação dos sistemas de assimilação por influência do mundo externo.
Ex: Quando a criança aprende o que pode e o que não pode ser dito em determinados grupos
sociais.
1.2- O professor deve considerar que os conteúdos devem estar em harmonia com os estágios do desenvolvimento cognitivo dos alunos.
2- A teoria cognitiva trata da relação de ensino, aprendizagem e desenvolvimento de acordo com os processos de assimilação, acomodação e esquemas.
2.1- Estágio sensorial-motor (0-2 anos): nesse estágio o conhecimento do indivíduo ainda não foi influenciado pelo mundo externo.
2.2- Pré-operatório(2-7 anos): o indivíduo começa a associar os objetos aos seus nomes.
2.3- Operações concretas(7-11 anos): o indivíduo já consegue entender os significados das regras sociais.
2.4- Operações formais(11-15 anos): quando o indivíduo já é capaz de compreender o mundo de modo lógico e organizado.
3- Desenvolvimento da moralidade:
A- Anomia(até 5 anos): as normas de comportamento são determinadas por necessidades básicas.
B- Heteronomia(9-10 anos): quando a pessoa cumpre as regras sociais sem qualquer reflexão crítica.
C- Autonomia (maturidade): quando o indivíduo entende a importância de acordos para a construção dos valores morais.
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