sábado, 28 de setembro de 2019

Indústria cultural

Indústria cultural (Adorno, Horkheimer e Benjamin)

"Indústria cultural" foi a expressão criada por Theodor Adorno e Max Horkheimer para explicar que a reprodutibilidade técnica e a associação entre consumo e felicidade transformam as produções artísticas em cultura de massa, gerando um consumo alienado (sociedade de consumo) que favorece a burguesia. Esse benefício existe por causa da transformação da produção artística em mercadoria.

No modo de produção capitalista tudo o que é produzido, inclusive a produção artística, é transformado em mercadoria para ser consumida gerando lucro para os burgueses.

Burgueses são as pessoas que possuem a propriedade privada dos meios de produção. Eles vivem numa relação de antagonismo, conflito, interdependência e exploração com os proletários, que não possuem a propriedade privada dos meios de produção e por esse motivo vendem a sua força de trabalho em troca de um salário.

OBS: Adorno e Horkheimer faziam parte do grupo de estudos que se chamava Teoria Crítica, na Universidade de Frankfurt, na Alemanha, na primeira metade do século XX.

*Como é construída a cultura da massa?

O samba, por exemplo, é um tipo de produção musical que retrata a visão de mundo das pessoas que moram em comunidades carentes, popularmente conhecidas como favelas. Nesse sentido o samba reflete a cultura popular, produzida pelos setores menos favorecidos na sociedade.

O setor da indústria que trata da produção artística promove a associação entre consumo e felicidade (propaganda/publicidade), além da reprodutibilidade técnica (reprodução de uma determinada produção artística em grande quantidade). Desse modo a preferências das pessoas são "organizadas" para aumentar o consumo e maximizar os lucros dos setores da burguesia que comercializavam as produções artísticas.

Walter Benjamin:

Walter Benjamin não negou os efeitos negativos da "indústria cultural" e acrescentou que a reprodutibilidade técnica prejudica a aura (autenticidade) de uma determinada produção artística. Mas considerou um aspecto positivo da reprodutibilidade técnica, ou seja, o acesso aos bens culturais antes restritos aoa setores mais favorecidos da sociedade (através das cópias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário